logo

Pesquisa Textual

Câmara Municipal de Presidente Prudente


REQUERIMENTO Nº 608/15

REQUERIMENTO Nº 05294/18

Câmara Municipal de Presidente Prudente

Protocolo N.° 4443/2022

Requerimento 05294/18

31/08/2022 13:08:17

__________________________________________________

REQUEIRO À MESA, ouvido o douto Plenário, nos termos regimentais, que a Sessão Ordinária do dia 17 de outubro de 2022 seja transformada em Sessão Informal, para prestar homenagem com entrega de Cartão de Prata ao Senhor DR. SIZUVO IAMADA, por seu pioneirismo, seus relevantes trabalhos sociais em Presidente Prudente e região, além de seus serviços e empenhos prestados à população, sempre primando pela vanguarda tecnológica na medicina.

Plenário “Dr. Francisco Lopes Gonçalves

Correia”, em 31/08/2022.

PROFESSORA JOANA D’ARC

Vereadora-autora

BR

RECEBIDO em 05/09/2022

________________________

MAURO ALVES DOS SANTOS

Diretor da Secretaria

HISTÓRICO

Filho de Haniti e Yuri Iamada, o Dr. Iamada ilustra a história de um Brasil construído pela contribuição de muitos povos, que ao longo dos séculos imprimiram e ainda imprimem sua marca na nossa identidade nacional. Seus pais chegaram ao Brasil na década de 30, com milhares de outros imigrantes japoneses. Traziam no coração o sonho de uma vida melhor, vinham com eles os filhos maiores, Katsue, Fumio e Yassuo. O pai, Haniti Yamada, teve grande atuação social junto à comunidade de Bilac e Região, presidindo por muito tempo a Comunidade Nipônica. Por seus serviços recebeu Homenagens dos prefeitos de Bilac e em 1975 foi agraciado com a Medalha Cultural e Cívica “José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca”, recebida das mãos do Deputado Federal Antonio Morimoto.

Sizuvo Iamada nasceu em 11 de Fevereiro de 1932, em solo brasileiro.

Fez o primário em Bilac, depois cursou o restante de sua formação básica em Araçatuba e São Paulo.

Sizuvo Iamada ingressou na então chamada Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil. Em 1975 o prédio da Faculdade Nacional de Medicina, inaugurado em 1918, foi demolido por força do arbítrio do Regime Militar. Hoje, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro situa-se na Ilha do Fundão.

A mudança para o Rio de Janeiro mudou para sempre sua vida, abrindo-lhe os horizontes e o desejo de ampliar seus conhecimentos. Lá completou seus estudos médicos, estágios e primeiros empregos.

Foi também o Rio de Janeiro que lhe permitiu conhecer a mulher que o acompanharia durante todos estes anos dividindo bons e maus momentos com braço forte e ombro amigo: a Sra. Muriel Oliveira Iamada.

A formatura coroou o esforço de toda uma família e orgulhou um casal de imigrantes, que realizou o seu sonho. Na vida do Dr. Iamada foi mais um obstáculo vencido e um dever cumprido com honra e dedicação.

Em 1961, o casal Muriel e Sizuvo casou-se no Rio de Janeiro, numa cerimônia simples, cercado por seus familiares. Já com tudo pronto para começar uma nova vida, eles traçaram suas metas. Para Sizuvo, os planos de ontem são os mesmos até hoje: praticar a melhor e mais atualizada medicina no interior de São Paulo. Muriel, uma mulher moderna e ativa, planejava continuar sua profissão de Educadora com Especialização na Educação de crianças Especiais.

Pioneirismo: esta palavra exprime a marca que este casal deixou em nossa região.

Mudaram-se para Presidente Venceslau, cidade que os acolheu com muito carinho. Lá nasceram os filhos Roxana, Neiw e Shemara, pelas mãos do próprio pai. Lá o casal gerou também o sonho do Hospital Geral Iamada e o sonho de fundar APAES por toda a região. O casal jamais esqueceu do trabalho dedicado ao mais carente.

Em Venceslau, o Dr. Iamada firmou seu nome como profissional de respeito e já destacou-se pelo seu espírito inovador quando trouxe da capital as mais novas técnicas operatórias. Foi assim com a cesariana realizada com incisão transversa à Pfannestiel, ainda nesta cidade, nos anos de 67 e 68.

Sizuvo Iamada logo percebeu que construir um espaço, ou melhor, um Hospital, que fosse aberto ao futuro e aos bons profissionais, seria o caminho mais direto para a realização de seus sonhos.

Foi assim que ele viu em Presidente Prudente o retrato deste futuro e o desenhou em sua mente. Sua ousadia na escolha do terreno supreendeu a todos. Um terreno de seis mil metros quadrados, na chácara do Dr. Marrey, à beira de uma estrada onde passavam apenas carroças, chamada Estrada das Fossas... Quem viria se consultar ou se internar no meio do mato? E não na Dr. Gurgel? A cidade um dia cresceria nesta direção?...

Com a década de 70 nasceu uma Maternidade considerada modelo para a época e cuja planta saiu de suas próprias mãos. A presença de banheiros privados em todas as acomodações, chamou a atenção. A Maternidade dispunha de três tipos de Berçários: um para casos normais, outra para os patológicos e mais um para prematuros. O Pediatra acompanhava o parto, o que era uma inovação na época.

Os primeiros anos foram difíceis e graças a Deus os credores foram pacientes. A população de Prudente e Região também apoiou e abraçou a idéia da formação da Sociedade denominada Hospital e Maternidade Pres. Prudente S/C Ltda.

A direção do Hospital deu mais liberdade ao incansável Dr. Iamada. E assim foram incorporados ao cotidiano de Prudente e região:

· A CARDIOTOCOGRAFIA FETAL

· A AMNIOSCOPIA

· A AMNIOCENTESE

· A ULTRA-SONOGRAFIA

· A COLPOSCOPIA

· A LAPAROSCOPIA

· E ATUALMENTE, A VÍDEO-LAPAROSCOPIA.

Quanto à Ultrasonografia, vale lembrar que, graças ao espírito pioneiro e compromissado com o futuro do casal Sizuvo e Muriel, Presidente Prudente foi a Segunda cidade do Interior de São Paulo, após Campinas, a ter serviço de Ultra-som. Durante seis anos o aparelho do Dr. Iamada foi o único de nossa cidade e região.

Particularmente, o modelo importado, da marca “Aloka”, foi o primeiro da América do Sul, seguido logo pelo importado pelo Serviço de Obstetrícia do Hospital das Clínicas, sob comando do Prof. Bussâmara Neme. Era o “Aloka modelo SSD-60C”, adquirido em 22 de outubro de 1976.

É Presidente Prudente no mapa da história da medicina brasileira!

Em 1984, a Sociedade composta pelo Dr. Iamada e pelos Doutores José Máximo Volpon, José Renato Tozello, Joaquim Siqueira e Osmar Marchiotto, trouxe à realidade um sonho ainda maior: a consolidação de um Hospital Geral, onde todas as Especialidades Médicas sejam exercidas com excelência.

O nome Hospital e Maternidade Presidente Prudente foi substituído pelo nome fantasia Hospital Geral Iamada. Isto porque na prática é assim que o Hospital sempre foi conhecido. Todos já devem ter ouvido: “Vou ter nenem no Iamada.” Ou “Ele está internado no Iamada”; “É perto do Iamada”; “É na frente do Iamada”; ficou mais fácil até para os taxistas.

O Setor de Cardiologia, liderado pelos sócios cardiologistas Doutores José Máximo Volpon, Joaquim Siqueira e Osmar Marchiotto e composto pelos Doutores Marco Aurélio Villela, Hamer Zogbi E Augusto Barreto, tornou o Hospital Iamada referência regional notória no atendimento cardiológico.

Grandes nomes da nossa classe médica honram o Hospital Iamada com sua competência e trabalho, ampliando ainda mais o leque de serviços oferecidos à população, nas mais diversas áreas médicas. O Iamada orgulha-se de sempre estar de portas abertas aos profissionais interessados em compor seu corpo clínico.

A ânsia em trazer o futuro para nossa região ainda é forte, como na fundação deste Hospital. Novos equipamentos são constantemente adquiridos e novas tecnologias incorporadas. A Unidade de Terapia Intensiva dispõe de novas e modernas instalações, sendo um orgulho para toda a região.

O Dr. Sizuvo Iamada é um homem cuja mente não envelhece. Ele continuamente alimenta-se do desejo de ser útil e crescer. A retidão do seu caráter sustenta a linha de sua vida profissional. Ele tem sido um exemplo de conduta e ética para as novas gerações.

O futuro da Medicina repousa não só no conhecimento e nos avanços tecnológicos, mas na preservação da relação humana médico-paciente. Os valores e ideais da Humanidade permeiam a vida de quem faz e deseja o bem, e serão sempre a semente de um futuro melhor...

Hoje, a idéia da vida e obra do Dr. Sizuvo Iamada, se corporifica no Hospital erguido nesta cidade tão amada. Mas são principalmente nas suas ações e interações na vida de milhares de pessoas que se encontra sua verdadeira presença.

Nome: Sizuvo Iamada

Nome do Pai: Haniti Iamada +

Nome da Mãe: Yuri Iamada +

Irmãos

KatsueYui

Fumio Yamada

Yassuo Yamada +

Mitzuko Yamada

Esposa: Muriel Oliveira Iamada

· Professora.

· Fundou juntamente com um grupo de amigas e profissionais a APAE DE PRESIDENTE PRUDENTE e outras da região

· Foi Diretora do Hospital e Maternidade Presidente Prudente.

Filhos:

· Roxana M. O. Iamada

· Formação: Professora de Português e Literatura Brasileira e Portuguesa e Inglês.

· Filha: Anaïs Iamada Pereira – Médica – Residente em Radiologia da Univ Federal do Mato Grosso

· Dr. Neiw Oliveira Iamada

· Formação: Médico. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, formado na mesma Universidade que o pai. Mestre em Ginecologia e Obstetrícia.

· Esposa: Gláucia Bergamo. Advogada e administradora de empresas.

· Filha: Lara Iamada

· Shemara Iamada

· Formação: Engenheira e Advogada.

· Filhos:

· Thiago Iamada Porto

· Letícia Iamada Porto


Avenida Washington Luiz ,544 - Centro
CEP 19010-090 - Presidente Prudente -SP

(18) 2104-4300

webLegisConsulta - versão 1.3