REQUERIMENTO Nº 11416/17 | Câmara Municipal de Presidente Prudente Protocolo N.° 2591/2020 Requerimento 11416/17 07/07/2020 09:48:46 __________________________________________________ |
CONSIDERANDO QUE, quando falamos em alternativas para melhorar o trânsito dos centros urbanos, “segundos” podem fazer toda a diferença na fluidez de uma avenida expressa. E isso fica ainda mais evidente quando observamos a ação do sistema “onda verde” – uma programação específica para uma sequência de semáforos. É uma ação que inúmeros municípios brasileiros estão implantando e resultados visíveis estão melhorando sensivelmente o trânsito das grandes avenidas. Destacamos os municípios de MACAPÁ-AP, CAMPO GRANDE-MS, CUIABÁ-MT, PALMAS-TO, BRASILIA-DF, CURITIBA-PR, VITORIA-ES, NITEROI-RJ, Suzano-SP, Ipatinga-MG, Bragança Paulista-SP, Taubaté-SP, São Sebastião do Paraiso-SP, Sorocaba-SP, Praia Grande-SP, Franca-SP, Divinópolis-MG, Uberaba-MG, GOIANIA-GO, Araçatuba-SP, Valinhos-SP, São Carlos-SP, Londrina-PR, Maringá-PR, Brusque-SC e uma infinidade de municípios já utilizando esta benfeitoria.
CONSIDERANDO QUE, a onda verde é o resultado da tecnologia aliada a uma boa engenharia de tráfego para garantir o sincronismo dos semáforos. O motorista sai de um cruzamento em uma avenida, e na medida em que se aproxima do cruzamento seguinte, o semáforo abre. O fenômeno se repete nos demais cruzamentos, permitindo que os veículos façam grande parte do trecho com “onda verde” sem ter que parar, considerando-se uma velocidade razoável e permitida no transito.
CONSIDERANDO AINDA QUE, como se observa, a integração dos esforços de engenharia de tráfego com a tecnologia é a chave para a melhoria do trânsito das grandes cidades. A “onda verde” é apenas um exemplo. Conta a favor deste trabalho de aprimoramento do trânsito urbano o avanço tecnológico do Brasil, que hoje já domina os sistemas inteligentes de controle de tráfego e outras ferramentas tecnológicas, a um custo bastante competitivo.
CONSIDERANDO QUE, a Munícipe Bruna Santos, residente em Campo Grande MS destaca os benefícios para o motorista que trafega por vias atendidas pela onda verde, exemplo em seu município, na Capital Matogrossense. “Uma via com onda verde permite que o motorista reduza o tempo de deslocamento, tenha uma redução no consumo de combustível, além de minimizar o estresse e irritação em horários de maior fluxo de veículos. Sem contar, que a medida facilita o acesso com mais agilidade das unidades de socorro como o Samu, os Bombeiros, Graus, Policia Militar em rondas ostensivas, ambulâncias particulares, escoltas militares, entre outros
CONSIDERANDO QUE, um sistema desta grandeza é necessário para a implantação no transito Prudentino em vários pontos de nossa malha viária, proporcionando fluidez, economia em combustível e desgastes em veículos, muito menos irritabilidade entre outros pontos a que serão favoráveis a instalação;
CONSIDERANDO QUE, esta matéria já por duas vezes no Ano de 2019, Março e Setembro fora pauta de reivindicações, inclusive por outro Edil desta Casa de Leis, que também evidenciou a necessidade deste dispositivo no transito prudentino. Em Resposta em Março e Setembro de 2019, anexamos as respostas do Secretário de Mobilidade Urbana, declinando que em Março/2019 que esforços seriam concentrados para a implantação do Sistema, e em Setembro/2019, que estudos técnicos já estariam sendo feitos, inclusive até a viabilização de recursos a Banco Estatal para a aquisição de dispositivos eletrônicos para a funcionalidade do Sistema Onda Verde.
CONSIDERANDO FINALMENTE QUE, esta matéria já vem sendo a tempos sendo solicitada e debatida por este Vereador, como também foi Pauta da Audiência Publica de MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE PUBLICO DE PASSAGEIROS, sendo amplamente debatida a real necessidade deste dispositivo. Destaca este Parlamentar que incontáveis municípios Brasileiros, até de menor porte, já implantaram esta benfeitoria viária, sendo exemplo para muitos outros lugares. Basta-se acessar a internet e se vê inúmeras notícias a respeito.
DIANTE DO EXPOSTO REQUEIRO À MESA, ouvido o douto Plenário, nos termos regimentais, seja oficiado ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, solicitando através do setor competente da Municipalidade, SEMOB – Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública, providencias “com inclusive e envio de um Breve Relato dos Estudos/tratativas já tomadas”, objetivando a Implantação com a SISTEMATIZAÇÃO SEMAFORICA “ONDA VERDE” nas vias de Presidente Prudente, onde este Parlamentar declina alguns pontos, e seus trechos, que agilizariam o fluxo diário, a saber:
1. AVENIDA CEL MARCONDES, desde a Santa Casa sentido a Câmara Municipal (passando pelo Centro) (10 FAROIS);
2. AVENIDA WASHINGTON LUIZ, desde a Avenida BRASIL até TENIS CLUBE (08 FAROIS);
3. AVENIDA BRASIL desde a Avenida WASHIGTON LUIZ até a Rotatória da Avenida Tancredo Neves (09 FAROIS);
4. Avenida MANOEL GOULART desde a Avenida Brasil, até a Avenida Celestino Figueiredo e da Celestino de Figueiredo/Av. Manoel Goulart até a Rotatória do Prudenshopping (06 FAROIS).
Justificativa: Nos Dias de hoje, um exemplo:
· O veículo para no Semáforo da SANTA CASA, e seguido o sentido CENTRO:
· Para no semáforo da Rua Alvares Machado,
· Seguindo, para no Semáforo da Rua Francisco Goulart.
· Seguindo, é parado novamente no semáforo da Rua Cassimiro Dias.
· Seguindo, para novamente no semáforo da Avenida Manoel Goulart.
· Seguindo, para novamente no semáforo da Rua Rui Barbosa.
· Seguindo, para novamente no semáforo da Rua Barão do Rio Branco.
· Mais um pouquinho você para nos semáforos da Rua Tenente Nicolau Maffei, Doutor Gurgel e Finaliza na Avenida Washington Luiz.
· TOTAL 10 PARADAS
Plenário “Dr. Francisco Lopes Gonçalves Correia”, em 07/07/2020.
IZAQUE SILVA Vereador - Autor
mm. RECEBIDO em 13/07/2020 ________________________ MAURO ALVES DOS SANTOS Diretor da Secretaria |
PALMAS – TO
CAMPO GRANDE-MS – AV. AFONSO PENA
UBERABA - MG
RESPOSTA DE MARÇO/2019
RESPOSTA DE SETEMBRO/2019
Avenida Washington Luiz ,544 - Centro
CEP 19010-090 - Presidente Prudente -SP
(18) 2104-4300
webLegisConsulta - versão 1.3