REQUERIMENTO Nº 03769/17 Sessão Ordinária de: 12/03/2018 Autores: Vereadores da 17ª Legislatura | Câmara Municipal de Presidente Prudente Protocolo N.° 1033/2018 Requerimento 03769/17 09/03/2018 14:49:52 _______________________________________________ |
Voto de Pesar
REQUEIRO À MESA, ouvido o Douto Plenário, nos termos regimentais, seja consignado na Ata dos Trabalhos da presente Sessão Plenária, voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Presidente Prudente AGRIPINO DE OLIVEIRA LIMA FILHO, aos 86 anos. Todos os vereadores da 17ª Legislatura, assim como a comunidade consternada, enviam condolências para a família e amigos.
O professor Agripino Lima iniciou sua carreira política como vereador em Presidente Prudente por dois períodos: durante a 7ª Legislatura, de 1º de fevereiro de 1973 (ano do jubileu de ouro de instalação da Câmara Municipal) a 31 de janeiro de 1977; e na 8º Legislatura, de 1º de fevereiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983.
Agripino Lima foi vice-prefeito de Presidente Prudente de 1989 a 1992. E prefeito em três ocasiões: de 1993 a 1996, de 2001 a 2004, e de 2005 a 18 de abril de 2007. Também foi eleito deputado estadual e deputado federal.
Foi deputado constituinte, durante a discussão e aprovação da Constituição Republicana em 1988. Empossado quando se iniciaram os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte (ANC), integrou, como membro titular, a Subcomissão da Educação, Cultura e Esportes, da Comissão da Família, da Educação, Cultura e Esportes, da Ciência e Tecnologia e da Comunicação; e, como suplente, a Subcomissão de Garantia da Constituição, Reformas e Emendas, da Comissão da Organização Eleitoral, Partidária e de Garantia das Instituições.
Seu primeiro mandato como prefeito foi sob o famoso slogan: “O povo no poder”.
Em seu segundo mandato, Presidente Prudente ganhou o noticiário nacional quando, em 2002, o prefeito barrou uma marcha de três mil sem terras que viriam à cidade fazer um protesto. Agripino Lima liderou pessoalmente o bloqueio em uma das principais vias de acesso a Presidente Prudente. Colocou máquinas, tratores e carros na Rodovia Assis Chateaubriand para impedir a marcha dos sem terra.
Foi o primeiro governante do município a ocupar a Prefeitura por três mandatos pelo voto popular. Foi afastado do cargo em 2007, após transitado em julgado um processo que determinou a suspensão de seus direitos políticos pelo período de cinco anos.
O Professor Agripino, como era conhecido, nasceu em 31 de agosto de 1931, na Fazenda Graminha, município de Lençóis Paulista. Era o oitavo filho do casal de uma família numerosa, formada por 12 irmãos.
É fundador da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), responsável em manter a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Também foi responsável pela construção do Hospital Universitário (HU), hoje o Hospital Regional (HR); além da construção da Criança de Presidente Prudente e inúmeras outras obras, enquanto prefeito municipal.
Casou-se com a professora normalista de Gália (SP), Ana Cardoso Maia em 1953 com a qual teve quatro filhos. Foi em Garça, cidade na qual os dois lecionavam, que nasceram os três primeiros filhos: Augusto César, Ana Cristina e Maria Regina. Em 1960 a família se mudou para Presidente Prudente, cidade onde nasceu o filho caçula do casal, Paulo César Oliveira Lima.
Em 1968, o professor conquistou mais um diploma: graduou-se bacharel em Direito pela Instituição Toledo de Ensino. Em 1970, concluiu licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes. Também foi diretor da Escola Formozinho Ribeiro (na época, Escola da Vila Charlote), e sócio em um escritório de advocacia.
Por seu falecimento, o presidente da República, Michel Temer, demonstrou pesar publicamente em sua conta na rede social Twitter, com a seguinte mensagem: “Compartilho com a família do amigo e colega de Constituinte, Agripino de Oliveira Lima, os meus sinceros sentimentos. Agripino foi um empreendedor que deixou sua marca. Criou empregos e gerou desenvolvimento em Presidente Prudente, no oeste paulista e em todo o Estado”, afirmou o presidente da República.
A 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente, a décima após seu primeiro mandato, presta as devidas homenagens ao ex-prefeito Agripino de Oliveira Lima Filho. Todos sabem a importância de sua obra para a cidade. Seus mandatos como prefeito foram com energia e determinação necessária para todos os gestores públicos de hoje e do futuro. Miremos os bons exemplos que ele nos deixou.
Sua foto está no quadro comemorativo do Cinquentenário do Legislativo prudentino, no ano de 1973, localizado na recepção da Casa de Leis.
Requeiro ainda, que da aprovação deste, seja oficiado à Família de AGRIPINO DE OLIVEIRA LIMA FILHO, apresentando os sentimentos do Legislativo Prudentino, pela irreparável perda.
Plenário “Dr. Francisco Lopes Gonçalves
Correia”, em 09/03/2018.
VEREADORES DA 17ª LEGISLATURA
Vereadores-autores
ADÃO BATISTA _______________________ | IVAN JUNIOR ________________________ |
ALBA LUCENA _______________________ | IZAQUE SILVA_ _______________________ |
ANDERSON SILVA ____________________ | MAURO NEVES ________________________ |
DEMERSON DA SAÚDE ________________ | NATANAEL GONZAGA _________________ |
ELZA DO GÁS ________________________ | WELLINGTON BOZO ___________________ |
ENIO PERRONE ______________________ | WILLIAM LEITE _______________________ |
GERALDO DA PADARIA _______________ | |
DM/MM RECEBIDO em 12/03/2018 ________________________ MAURO ALVES DOS SANTOS Diretor Geral | APROVADO Sessão de 12/03/2018 __________________________ NATANAEL GONZAGA 2º SECRETÁRIO |
Avenida Washington Luiz ,544 - Centro
CEP 19010-090 - Presidente Prudente -SP
(18) 2104-4300
webLegisConsulta - versão 1.3