PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 63/17
Dispõe sobre a concessão do Título de “CIDADÃO PRUDENTINO”, ao Excelentíssimo Senhor Capitão da Polícia Militar JOÃO BORTOLETO SOBRINHO, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade prudentina.
Autoria: WILLIAM CESAR LEITE
Art. 1° É concedido nos termos do artigo 1° do Decreto Legislativo n° 46, de 12 de outubro de 1977, o Título de “CIDADÃO PRUDENTINO”, ao Excelentíssimo Senhor Capitão da Polícia Militar JOÃO BORTOLETO SOBRINHO, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade prudentina.
Art. 2° A Câmara Municipal entregará em Sessão Solene o diploma correspondente à homenagem referida neste Decreto Legislativo.
Art. 3° É reservado ao agraciado lugar de honra nas Sessões Solenes da Câmara Municipal.
Art. 4° Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Plenário “Dr. Francisco Lopes Gonçalves
Correia”, em 07 de Outubro de 2020
WILLIAM LEITE
Vereador-autor
_______________________________ ______________________________
_______________________________ _______________________________
WL/IABR.
HISTÓRICO – JOÃO BORTOLETO SOBRINHO
João Bortoleto Sobrinho, Capitão reformado da Policia Militar do Estado de São Paulo, nascido no dia 30/julho de 1940, no município de Cedral/SP próximo a São José do Rio Preto em uma pequena propriedade rural, filho de Elizeu Bortoleto e de Jandira Cunha Bortoleto, viúvo desde 22 de outubro de 2016, foi casado durante 53 anos consecutivos com Isvaldinha Santana Bortoleto, deste casamento tenho dois filhos João Carlos Bortoleto, oficial reformado da Policia Militar e Fernando Cesar Bortoleto, Funcionário Administrativo do UPA “Unidade de Pronto Atendimento desta cidade”.
Veio para Presidente Prudente em 1947, com 7 anos de idade, estudou na Escola Grupo Escolar Adolfo Arruda Melo e no Instituto de Educação Fernando Costa , seu pai elizeu” falecido”foi funcionário da Prefeitura Municipal por vários anos como calceteiro, assentador de paralelepípedo, ou seja (calçamento de ruas), seu irmão José Bortoleto “falecido” foi agrimensor onde loteou Jardim Paulista, Vila Regina, Vila Geni e outros, tendo sido homenageado por esta Câmara com nome de rua no Jardim Colina.
Já foi, engraxate, jornaleiro e era auxiliar de seu irmão na agrimensura, ingressou na força pública do Estado De São Paulo em 1959, cursou escola de Soldado na Academia Militar de Sorocaba, em 1960 foi classificado para a terceira companhia independente desta cidade, hoje 18º Batalhão.
Como soldado foi Bombeiro cedido para prefeitura, logo em 1961 ou 1962 foi criado o bombeiro de Prudente, onde ficou algum tempo emprestado a aquela unidade. Durante esse período foi construído no quartel da terceira companhia a independente a primeira quadra de futsal da região, e muitos torneios foram ali disputado.
Foi também atleta amador de futsal e campo sendo campeão por várias vezes, em janeiro de 1964 cursou escola de cabos no Barro Branco, onde participou da revolução de 1964.
Em 1966 cursou escola de Sargentos, bem como, curso de política social.
Em 1967 foi classificado nos 18 batalhões, onde participou da criação da radio patrulha, e fui controlador, assim como Escrivão Adoc da Policia Civil. Nessas funções atendeu varias ocorrências de destaque, uma delas foi da agressão e morte do Prefeito Florivaldo Leal, outra foi no abate e apreensão de dois leões que haviam escapado do circo norte americano e atacado populares.
No 18º batalhão, foi instrutor de tropa, bem como, instrutor de tiro, onde surgiram vários atiradores civis, dentre eles José Maria Lisboa, campeão do Estado e do Brasil.
Cursou no QG da Policia Militar a formação de Agente de Informação do Sistema-SNI, onde lecionava também essa matéria e multiplicava para a tropa.
Em 1977 ingressou na Faculdade de Direito Toledo.
Em 1981 ate hoje é colaborador da irmandade de alcoólicos anônimos e da associação antialcoólica.
É fundador da ADPM - Associação Desportiva Policia Militar, onde foi administrador por vários anos.
Em 1986 fez o curso de oficial, saindo segundo tenente em 1990 foi promovido a primeiro tenente e em 1991 foi promovido a Capitão e passou para reserva.
João Bortoleto Sobrinho, continua servindo a sociedade naquilo que pode, preservando tudo aquilo que julga para bem e de direito.
Plenário “Dr. Francisco Lopes Gonçalves
Correia”, em 07 de outubro de 2020
WILLIAM LEITE
Vereador-autor
_______________________________ ______________________________
_______________________________ _______________________________
Avenida Washington Luiz ,544 - Centro
CEP 19010-090 - Presidente Prudente -SP
(18) 2104-4300
webLegisConsulta - versão 1.3